Conselhos Regionais de Saúde se reúnem em prol da vacinação contra Covid-19

Em reunião do Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde (FCRAS), ocorrida em 6 de abril, o CRF-GO esteve presente, representado pela presidente Lorena Baía, para discutir os procedimentos a serem adotados para a vacinação dos profissionais da área de saúde na capital com o superintendente de vigilância em saúde da SMS Goiânia, Yves Mauro Fernandes Ternes.

De acordo com ele, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, seguindo a determinação do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus reservará 30% da próxima remessa de primeiras doses de vacina contra a Covid-19 (D1) para profissionais de saúde não contemplados no início da imunização.

O mesmo procedimento deverá ser adotado por todos os municípios goianos.

Yves informou que a Prefeitura de Goiânia disponibilizará uma aba de pré-cadastramento de trabalhadores da saúde para vacinação contra a Covid-19 no app 'Prefeitura 24 horas'.

Para a vacinação, os profissionais da área de saúde deverão comprovar inscrição ativa nos respectivos Conselhos Profissionais, vínculo de trabalho com estabelecimento de saúde ou apresentar declaração de autônomo.

Nesta nova etapa de vacinação, outros trabalhadores da farmácia (balconistas, caixa etc) também serão imunizados em local de vacinação que será definido pela SMS de Goiânia.

Em tempos de pandemia e de vacinação também contra outras enfermidades, lembramos que a aplicação da vacina contra a Covid-19 deve ter um intervalo mínimo de 14 dias antes e 14 dias após as demais vacinas do calendário de imunização, entre elas a vacina contra H1N1.