CRF leva demandas ao prefeito de Goiânia

Representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) se reuniram hoje, dia 16 de novembro, com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, para expor dificuldades na assistência farmacêutica do município e propor soluções. O Conselho quer a regularização de unidades de saúde do município que não estão inscritas no órgão fiscalizador ou que funcionam com a assistência do farmacêutico apenas de forma parcial, em um único período. A legislação determina a presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento de unidades de saúde que oferecem o serviço de dispensação de medicamentos, como farmácias e drogarias.

A reunião foi agendada por intermédio do vereador e farmacêutico Raphael Cavalcante Calixto, o Raphael da Saúde (DC), e foi bastante positiva na avaliação dos representantes do CRF-GO e também do vereador. “Foi uma reunião produtiva, onde pudemos levar as demandas da classe farmacêutica e também reivindicações para melhorar a assistência farmacêutica no município e o atendimento à população”, explicou Raphael.

O prefeito recebeu e protocolou dois ofícios entregues pelo Conselho e já providenciou os encaminhamentos. Estiveram reunidos, além do prefeito e do vereador, a vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil, o diretor secretário, Daniel Jesus, e o Superintendente de Gestão Estratégica do CRF-GO, Edmar Viggiano.

Entre as soluções propostas, o Conselho sugeriu a contratação de mais profissionais farmacêuticos, preferecialmente por meio de concurso público; a instalação de uma nova farmácia, nos moldes das farmácias distritais, para atendimento à população da região norte, e a transferência da Farmácia de Insumos e Medicamentos Especiais e da Farmácia Distrital Central. O CRF-GO sugeriu ainda que nova estrutura da Farmácia Distrital seja criado um “Centro Especializado ao Paciente Diabético”, para atendimento adequado aos cerca de 1.500 pacientes diabéticos da unidade.

O Conselho de Farmácia se colocou ainda à disposição da Prefeitura para realizar ações sociais, com atendimento e orientação farmacêutica à população, inclusive com a utilização de Práticas Integrativas Complementares (PICs), como a auriculoterapia, além de serviços como aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia.