CRF-GO EM BRASÍLIA - MANIFESTAÇÃO CONTRA VENDA DE MEDICAMENTOS EM MERCADOS

Nós somos contra a venda de medicamentos em supermercados!

Está sendo debatido, em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família, o Projeto de Lei 1774/19 que autoriza a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) representado pelo seu presidente, Dr. Walter Jorge João, defende que o projeto seja arquivado.

Essa proposta já foi exaustivamente discutida no Congresso, já foi testada no país, entre 1993 e 1995, quando esteve em vigor uma medida provisória com o mesmo teor, e não foi mantida porque o resultado foi desastroso. Com a venda de medicamentos isentos de prescrição nos supermercados, o número de intoxicações aumentou 23%, enquanto em período semelhante (2005 a 2009), quando os MIPs estavam disponíveis apenas nas farmácias, a incidência caiu 14%.

E o CRF-GO está presente na audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, se posicionando contra a venda de medicamentos em supermercados.

Estão presentes em Brasília:

Luciana Calil – Vice Presidente do CRF-GO
Edmar Viggiano – Superintendente de gestão do CRF-GO
Eugenio Muniz – Conselheiro Eleito do CRF-GO
Fabio Basilio – Conselheiro Eleito do CRF-GO
Ernestina Rocha – Conselheira Federal por Goiás

Entre as manifestações dos parlamentares, destacamos a do Deputado Zacharias Calil e da Deputada Alice Portugal que se posicionaram contra a venda de medicamentos em supermercados.

Nós somos imensamente gratos a esses posicionamentos, sabemos que juntos em defesa da saúde pública somos mais fortes, e podemos fazer a diferença.