Saúde de Goianésia e CRF estruturam fortalecimento da assistência farmacêutica

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) estuda, com autoridades e representantes da saúde de Goianésia, a melhor estratégia para regularizar a assistência farmacêutica municipal. A presidente CRF-GO, Lorena Baía, recebeu hoje, dia 20 de abril, o secretário Municipal de Saúde, Hisham Mohamed, a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Goianésia, Mariana Cássia, o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton da Silva Chaves, e a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems/GO), Carla Guimarães Alves, para avaliar proposta do município e traçar um cronograma de regularização. A proposta foi muito bem-vinda. “Ela não só regulariza, mas também fortalece a assistência farmacêutica em Goianésia”, elogiou Lorena.

A reunião foi acompanhada pelo gerente de fiscalização do CRF-GO, Edmar Viggiano, e pelo assessor jurídico Guilherme Gasel, e foi fruto da presença atuante do CRF no município. As farmácias dos postos de saúde devem ter um farmacêutico durante todo o seu horário de funcionamento, de acordo com a Lei 13021/2014. A assistência farmacêutica em tempo integral possibilita melhores resultados terapêuticos para os pacientes e gera economia de recursos aos municípios. Além disso, todas as unidades de saúde que tiverem a atribuição de dispensar medicamentos devem ser devidamente registradas no CRF-GO.