Entorno Sul recebe visita de entidades farmacêuticas

O 1º Encontro das Entidades Farmacêuticas com Farmacêuticos do Entorno Sul contou com maciça interação entre os participantes. O evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 11 de junho, na Câmara Municipal de Luziânia. Com o objetivo de reunir farmacêuticos da região sul para pautar um diálogo comum, o encontro foi resultado de parceria entre o CRF-GO, Associação dos Farmacêuticos do Entorno Sul (Afares) e o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (Sinfargo).

Durante o dia, a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, o diretor tesoureiro, Leandro Zenon, a ex-presidente eleita conselheira federal quadriênio 2019/2022, Ernestina Rocha, e o gerente de fiscalização Edmar Viggiano, visitaram colegas farmacêuticos para ouvir suas demandas. Também se reuniram com o secretário da saúde de Luziânia, Waterson Roriz, e com a coordenadora de assistência farmacêutica do SUS, Consuelo Vaz Tormin, a fim de traçar prioridades de trabalho e conhecer a realidade farmacêutica da região.

Já à noite, Lorena Baía apresentou a primeira palestra do evento com a temática “Atuação e atribuições do CRF-GO na valorização do profissional farmacêutico”. A presidente agradeceu a oportunidade de visitar a região sul e ressaltou o compromisso do Conselho com a classe farmacêutica de todo o Estado. “Foi o momento de ouvir os farmacêuticos e conhecer sua realidade. Traçaremos prioridades e reforçamos nosso compromisso com o interior, pois juntos somos mais fortes”, destacou a presidente.

Edmar Viggiano falou sobre “Fiscalização nas farmácias como instrumento de valorização profissional”. Segundo o gerente de fiscalização, o encontro contou com um grande número de farmacêuticos que participaram ativamente dos debates. “Este foi um encontro muito importante, pois aproximou os profissionais com o Conselho. E pudemos esclarecer o papel e função do CRF-GO e da fiscalização na defesa da classe farmacêutica”, destacou Edmar. A última palestra da noite foi proferida pelo presidente do Sinfargo, Fábio Basílio, que falou sobre “Ameaças e possibilidades da profissão farmacêutica frente às novas leis”.

Os representantes do CRF-GO também apresentaram o Projeto Start CRF, divulgaram os cursos e palestras de capacitação que vêm sendo promovidos pelo Conselho. E pontuaram inúmeras dúvidas referentes às questões éticas profissionais.

Também participaram do evento o presidente da Afares, Denes Silva Mendes, a conselheira regional, Darcinilce Brelaz, o membro da Comissão de Saúde Pública, Flaubert Santana, e o farmacêutico Clézio Abreu. Além de representantes farmacêuticos dos municípios de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama e Valparaiso de Goiás.