Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Presidente do CRF-GO fala sobre o consumo excessivo de medicamentos

Na última quarta-feira, 10 de agosto, a Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, concedeu entrevista para o programa “Aqui em Casa”, com a apresentadora Cleide Rocha. Na ocasião a presidente falou sobre o consumo excessivo de medicamentos e o risco que essa má prática causa à saúde do paciente. “Você pode procurar uma farmácia e se orientar com um farmacêutico. Toda farmácia tem que ter um farmacêutico em todo o horário de funcionamento. Problemas menores de saúde, por exemplo, você pode procurar uma farmácia e se orientar.  Eu costumo dizer que o farmacêutico é o profissional mais acessível à população. Ninguém precisa marcar um horário para conversar com um farmacêutico. O farmacêutico vai te orientar qual medicamento você pode utilizar em relação a um transtorno menor de saúde como uma diarreia, uma constipação, uma cólica menstrual. Esses são problemas de saúde autolimitados que o farmacêutico pode acompanhar e prescrever alguns medicamentos de venda livre e os medicamentos fitoterápicos”, explica Lorena.

Outro assunto abordado durante a entrevista foi em relação a tomar vários medicamentos de uma vez. Lorena Baía explicou que essa prática, muito comum entre a população, é errada porque pode causar prejuízos ao organismo. “ O paciente deve dar um intervalo entre um comprimido e outro, nem que seja um intervalo de 10 minutos ou 20 minutos. Para o comprimido ser completamente deglutido, ele precisa ser tomado com um copo de água ou pelo menos metade de um copo de água. Você dando o intervalo de ao menos 10 minutos entre um comprimido e outro faz com que o medicamento seja melhor absorvido no seu organismo. Não é raro a gente ver, a longo prazo, pacientes que passam a ter ulceração, problemas de gastrite ou até o medicamento grudar na parede do exôfago porque o paciente tomava todos os comprimidos de uma vez”, alerta.

Outros assuntos abordados durante entrevista foram os danos à saúde que o excesso de medicamentos pode causar e sobre como diminuir o vício no uso de medicamentos.

Para assistir a entrevista na íntegra clique aqui.

Fonte: Comunicação do CRF-GO

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação