Mais de 150 municípios de Goiás enfrentam surto de diarreia aguda, e a alta demanda por medicamentos já está causando escassez em farmácias e drogarias. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 160 mil casos foram registrados no estado.
Em entrevista à TV Brasil Central (TBC) na última quarta-feira (11/09), o farmacêutico Khalled Ghader, membro do Grupo de Trabalho de Drogarias do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), deu orientações sobre como tratar a diarreia de maneira eficaz.
Medidas preventivas são importantes como lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, além de consumir água tratada e alimentos bem cozidos.
Khalled também recomendou o uso de soro de reidratação disponível nas farmácias, que já vem com as dosagens corretas para ajudar na hidratação, evitando a queda da imunidade e promovendo o bom funcionamento do intestino. Caso o paciente não encontre o repositor de flora recomendado pelo médico, ele sugere o uso de opções tradicionais até que seja possível consultar o profissional e buscar alternativas.
Confira a entrevista completa aqui.