Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF-GO aposta em IA para reduzir erros de prescrição e melhorar o cuidado ao paciente

“A IA não vai substituir o trabalho do farmacêutico, mas auxiliar e ampliar sua capacidade de análise e decisão.” A afirmação é da presidente do CRF-GO, Luciana Calil, em entrevista concedida ao Jornal Opção, na quarta-feira (14/01).

Segundo a presidente, a tecnologia tende a fortalecer o papel clínico do farmacêutico, desde que seja utilizada de forma ética, regulada e integrada ao conhecimento técnico.
Um dos principais ganhos da Inteligência Artificial está no apoio à análise de interações medicamentosas, um desafio frequente na prática profissional.

“O farmacêutico realiza um trabalho essencial ao revisar toda a farmacoterapia do paciente. Muitas vezes, ele utiliza medicamentos prescritos por médicos diferentes e a IA pode ajudar a identificar interações, duplicidades e doses inadequadas”, destacou.

Luciana Calil também fez um alerta importante sobre o uso da tecnologia: “Hoje sabemos que a IA pode trazer informações incorretas. Por isso, ela deve ser utilizada como ferramenta de apoio, dentro de sistemas voltados para profissionais habilitados”, ponderou.

Além do farmacêutico, a sociedade também é beneficiada. Quando bem utilizada, a IA contribui para reduzir erros de prescrição, evitar reações adversas e promover um cuidado mais seguro, impactando positivamente toda a área da saúde.

? Ficou interessado em ler a matéria completa?Acesse: https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/crf-go-aposta-em-ia-para-reduzir-erros-de-prescricao-e-melhorar-o-cuidado-ao-paciente-783529/

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação