UFCSPA promove pesquisa sobre saúde mental de profissionais da saúde durante pandemia

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) está convidando você, profissional de saúde, a participar de forma voluntária de uma importante pesquisa sobre a prevalência de depressão, ansiedade e estresse em profissionais de saúde e a sua relação com a qualidade de vida durante a pandemia de COVID-19.
O convite está sendo feito a você pois a escassez de dados representativos da realidade brasileira impedem que compreendamos de forma fidedigna a extensão e magnitude dos efeitos psicológicos vivenciados por você, profissional de saúde, no período da pandemia de COVID-19.
Estes dados poderão auxiliar no desenvolvimento de futuras políticas públicas. Sua contribuição é imprescindível, porém, você não deve participar contra a sua vontade.

Antes de decidir se você quer participar, é importante que você entenda por que esta pesquisa está sendo realizada, todos os procedimentos envolvidos, os possíveis benefícios e riscos que serão descritos e explicados abaixo. Você terá a liberdade de abandonar a participação nesta pesquisa a qualquer momento sem nenhuma espécie de prejuízo, seu consentimento será pedido etapa a etapa. Todas as informações coletadas neste estudo são confidenciais. Sua participação é anônima. Sua identidade é sigilosa, nem o pesquisador, tampouco a equipe de pesquisa e plataforma terão conhecimento dela. Os dados coletados serão utilizados apenas para esta pesquisa.

Em caso de dúvidas sobre a pesquisa, você poderá entrar em contato com o pesquisador responsável: Prof. Dra. Helena Maria Tannhauser Barros, no telefone (51) 3303-8821, rua Sarmento Leite, nº 245/314 - Porto Alegre/RS e e-mail helenbar@ufcspa.edu.br. Este estudo foi analisado e aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob parecer número 42377421.2.0000.5345, que é um órgão que protege o bem-estar dos participantes de pesquisas. O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, visando garantir a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos participantes de pesquisas.

Caso você tenha dúvidas e/ou perguntas sobre seus direitos como participante deste estudo ou se estiver insatisfeito com a maneira como o estudo está sendo realizado, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), situado na rua Sarmento Leite, nº 245, prédio 3 - sala 407, Porto Alegre/RS, telefone (51) 3303-8804, em horário comercial ou pelo e-mail cep@ufcspa.edu.br.

Para contribuir voluntariamente, responda ao questionário clicando aqui.

Pesquisa: 'Prevalência de depressão, ansiedade e estresse em profissionais de saúde brasileiros e relação com qualidade de vida na pandemia de COVID-19'
Realização: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Apoio: Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO).