CRF-GO realiza o Projeto Cuidados Farmacêuticos no SUS - Capacitação em Serviço

O CRF-GO realiza a segunda etapa do Projeto Cuidados Farmacêuticos no SUS - Capacitação em Serviço, nos dias 13 e 14 de agosto, das 8h às 18h, na sala 1 da Escola Superior de Advocacia (Rua 101, nº 123 - Setor Sul, Goiânia - GO). A formação é uma promoção do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e visa a qualificação de pelo menos 600 farmacêuticos em todo Brasil.

O CRF-GO, por meio da Comissão de Saúde Pública, trabalhou com afinco na divulgação do curso e conseguiu a abertura de dois polos no Estado, nas cidades de Goiânia e Jataí, que ainda não tem data prevista.  As inscrições foram triadas em março e encaminhadas ao CFF, que selecionou 65 inscritos de acordo com os municípios. São eles: Abadiânia (5), Aparecida de Goiânia (19), Anápolis (4), Buritinópolis (1), Caldazinha (1), Ceres (4), Cristianópolis (1), Goiânia (5), Jandaia (1), Luziânia (4), Paraúna (4), Senador Canedo (10) e Valparaíso (6).

O curso é composto por seis módulos teóricos presenciais, que totalizam 96 horas, mais parte prática de atividades clínicas. Serão dois encontros mensais, com exceção de janeiro, com duração de oito meses.

Após o término do curso, previsto em fevereiro de 2019, os farmacêuticos estarão aptos a atuar de forma integrada às equipes de saúde ofertando serviços como acompanhamento a pacientes hipertensos, diabéticos, asmáticos ou que tenham doenças mentais. Os profissionais também serão capacitados para utilização e manuseio de fitoterápicos no arsenal terapêutico destinado aos usuários do SUS.