Com 87% dos pacientes usando bombinhas de forma errada, farmacêuticos iniciam mobilização nacional inédita a partir de João Pessoa (PB)
Ação realizada no Parque Solon de Lucena marcou o início da mobilização nacional, que segue até 21 de junho em todo o país
JOÃO PESSOA (PB) O Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com os conselhos regionais de Farmácia e a Fundação ProAR, lançou, no dia 5 de maio, em João Pessoa, a campanha nacional “Respira + Brasil”. A iniciativa busca ampliar o rastreamento e o controle da asma no país, além de promover o uso racional de medicamentos e orientar a população sobre o tratamento adequado da doença.
A ação de lançamento foi realizada no Parque Solon de Lucena, das 9h às 13h, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa. A atividade marcou o início de uma mobilização nacional que segue até 21 de junho, com ações em diferentes regiões do Brasil.
A campanha também dará base ao maior rastreamento de asma já realizado no país, com foco no enfrentamento ao subdiagnóstico, na melhoria do controle da doença e na redução de mortes evitáveis.
No Brasil, a asma está associada a cerca de 2 mil mortes por ano. No mundo, são aproximadamente mil mortes por dia. Apesar de afetar milhões de pessoas, a doença ainda é tratada de forma inadequada por grande parte da população.
Tratamento inadequado ainda preocupa
De acordo com o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, os dados reforçam a necessidade de ampliar a informação e qualificar o cuidado.
“A urgência é clara: a asma atinge 300 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o problema é agravado por falhas no tratamento. Cerca de 87% dos pacientes utilizam incorretamente os dispositivos inalatórios, enquanto apenas 31% dos profissionais de saúde dominam a técnica adequada”, destacou.
Para fortalecer a atuação dos profissionais, o programa inclui um curso de capacitação em três etapas: on-line, presencial e vivencial. Mais de 11 mil farmacêuticos e estudantes de Farmácia estão matriculados no curso Cuidado Farmacêutico à Pessoa com Asma e estarão mobilizados em farmácias e ações de rua em todo o país.
Sob o conceito “Respirar é automático. Até deixar de ser”, a campanha busca contribuir para o diagnóstico precoce, orientar a população e garantir que o tratamento funcione de forma adequada antes que a falta de ar se torne uma emergência.
Atendimentos gratuitos marcaram a ação em João Pessoa
Durante o lançamento na capital paraibana, a expectativa foi atender mais de 300 pessoas com uma estrutura voltada à orientação, prevenção e cuidado. Entre os serviços gratuitos oferecidos estiveram:
- Atendimento clínico farmacêutico para pessoas com asma ou com sinais e sintomas relacionados à doença;
- Avaliação da função respiratória para o público em geral;
- Vacinação;
- Treinamento prático sobre o uso correto de dispositivos inalatórios;
- Orientação sobre armazenamento e descarte adequado de medicamentos;
- Práticas integrativas de saúde, como auriculoterapia;
- Coleta de medicamentos vencidos ou em desuso.
Além de João Pessoa, outras cidades, como Belém, também iniciaram ações no dia 5 de maio. A programação completa da campanha está disponível no site do CFF.
Farmacêuticos no cuidado à pessoa com asma
A iniciativa reforça o papel do farmacêutico como profissional estratégico no cuidado em saúde, especialmente no acompanhamento de pessoas com asma ou em risco de desenvolver a doença.
Por estarem presentes em farmácias, unidades de saúde e ações comunitárias, os farmacêuticos têm contato direto com a população e podem contribuir para identificar pacientes em risco, orientar sobre o uso correto dos medicamentos, avaliar dificuldades no tratamento, incentivar a adesão e encaminhar o paciente a outros serviços de saúde quando necessário.
O farmacêutico também atua na educação em saúde, esclarecendo dúvidas sobre a doença, prevenção de crises, uso de dispositivos inalatórios, armazenamento adequado de medicamentos e descarte seguro.
Mais do que uma campanha, o “Respira + Brasil” é um chamado nacional para mudar a forma como o país enfrenta a asma, com informação, prevenção, acesso qualificado ao cuidado e valorização da atuação farmacêutica nesse processo.
Sobre a asma
A asma é uma doença geralmente caracterizada por inflamação crônica das vias aéreas, hiperresponsividade brônquica e obstrução reversível do fluxo de ar, além da manifestação de sintomas respiratórios.
Embora não tenha cura, a asma pode ser controlada. O acompanhamento adequado permite reduzir sintomas, prevenir crises e melhorar a qualidade de vida. A doença é heterogênea, pode atingir pessoas de todas as idades e é mais comum nos primeiros anos de vida.
Informações: site.cff.org.br/campanha/asma???????

