CRF-GO condena estratégia jurídica de culpar farmácias de manipulação por doping de atletas

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) vem a público manifestar o seu mais veemente repúdio à estratégia utilizada por advogados de desviar a culpabilidade de atletas flagrados em exames antidoping para as farmácias de manipulação.

O assunto foi motivo de reportagem veiculada pelo Globo Esporte no último dia 14 de janeiro, enfocando a suspeitíssima coincidência de que, a partir de 2015, 25% das defesas de atletas flagrados fazendo uso de substâncias proibidas evocam exatamente o mesmo argumento: a contaminação cruzada.

É de se causar no mínimo estranheza encontrar tantos casos de suplementos contaminados num espaço tão curto de tempo. O prazo coincide com a mudança no Código Mundial Antidoping, que abriu uma brecha jurídica para redução de penas de doping pela metade quando há ingestão de suplementos contaminados.

Fica claro, então, que as farmácias de manipulação foram eleitas como bodes expiatórios na tentativa torpe de inocentar aqueles que atentam contra a ética esportiva. Tão mais antiética é, sim, a postura de tentar transferir, pela via de chicanas jurídicas, a responsabilidade a uma classe honrada, a dos farmacêuticos, e a um segmento de respeito, o da farmácia.

O CRF ressalta que as farmácias de manipulação de Goiás e do Brasil têm os mais elevados padrões de qualidade de produção e passam por constante e rigorosa fiscalização deste Conselho e dos organismos sanitários estaduais e federais. Qualquer farmácia de manipulação para obter seu alvará de funcionamento precisa cumprir os critérios de Boas Práticas de Manipulação Farmacêutica exigidos pela RDC 67/07, que compreende procedimentos para se evitar a contaminação cruzada.

Além disso, ao profissional farmacêutico que atua no setor magistral são exigidos qualificação contínua e muito conhecimento. Portanto, a contaminação cruzada não é a regra no segmento da farmácia; é a exceção, diferente do que tentam apregoar atletas e advogados inescrupulosos.

Nesse sentido, para que não paire qualquer dúvida sobre a respeitabilidade do segmento, o CRF-GO se coloca à inteira disposição, orientando os farmacêuticos eventualmente vitimados por alegações dessa natureza que litiguem até as últimas consequências, buscando na Justiça a reparação para eventuais danos à honra e ao bom nome da farmácia goiana e brasileira.

DIRETORIA DO CRF-GO