Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Dia do Técnico em Serviço de Saúde

No Brasil, separa-se o dia 14 de abril para celebrar a profissão de todos os técnicos em serviço de saúde, que trabalham rotineiramente cuidando de vidas. Especialmente em 2020, devemos homenagear estes trabalhadores que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus.

A profissão de técnico em saúde passou a ser reconhecida com a instituição da Constituição de 1937 no Brasil. A formação de agentes de nível médio e elementar foi regulamentada a partir de 1971, quando entra em vigor a Reforma do Ensino de 1º e 2º graus, com habilitação plena ou parcial. Assim, passam a integrar o grupo de técnicos em saúde, especialidades como enfermagem, estética, farmácia, gerência em saúde, nutrição, segurança no trabalho e outras 11 modalidades.

Os técnicos em serviço de saúde têm papel vital na manutenção do bem-estar da sociedade e estão presentes em todas as áreas da saúde. No âmbito farmacêutico, podemos encontrar técnicos em farmácia e auxiliares, seja dentro das farmácias ou laboratórios, sempre dispostos a ajudar. No CRF-GO, são mais de 10.000 técnicos e farmacêuticos registrados, atuando diariamente no cenário goiano.

A farmacêutica e técnica em farmácia Eliana de Carvalho Corrêa, e sua colega de trabalho, Patrícia Rosa, contam como ocorre a rotina deste profissional nos laboratórios de Goiás, principalmente frente à crise da covid-19. “Primeiramente, quando entramos para a área da saúde, nossa imunidade deve se acostumar ao novo ambiente insalubre. Muitas vezes o corpo quer ceder, ficamos doentes, mas a luta continua”, destacam.  

No dia a dia, o técnico em laboratório faz coletas de sangue e amostras biológicas, procedimento que pode ser doloroso e desconfortável para o paciente. Pensando nisso, Eliana e Patrícia relatam que é com bom-humor e paciência que são capazes de tranquilizar os pacientes. “Procuramos saber no olhar da pessoa, quais são seus medos e anseios, e por meio de conversas que vão e vem rotineiramente, fazemos rir e melhoramos a tensão. Sabemos o quanto é importante.”.

Na hora da coleta, as técnicas agem com ética e profissionalismo, mas sempre sobra espaço para uma brincadeira ou outra. “E quando nos despedimos do paciente, nos sentimos satisfeitas, pois além de deixá-lo feliz, garantimos que terá sua amostra bem analisada, e posteriormente vai saber o diagnóstico que precisa”, compartilham Eliana e Patrícia.

Neste dia 14 de abril é tempo de celebrar a nobre profissão do técnico em serviço de saúde. Estes profissionais cuidam de todos nós com um sorriso no rosto, são homens e mulheres que se alegram, partilham ideias, e trabalham com amor à profissão que escolheram. Em especial, diante da pandemia e em momento de crise, devemos agradecer aos profissionais de saúde que seguem na luta contra doenças que ameaçam o bem-estar da sociedade!
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação