CRF-GO faz treinamento com voluntários do Bem Estar Global

Os farmacêuticos que serão voluntários na caravana da saúde do Bem Estar Global, da Rede Globo, nesta sexta-feira, dia 11 de maio, na Praça Cívica, se reuniram para treinamento hoje no CRF-GO. A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, deu as boas-vindas à equipe e salientou o prestígio de receber o projeto em Goiás. A coordenada do projeto no Conselho Federal de Farmácia (CFF), Josélia Frade, repassou as orientações à equipe e dados das últimas edições que aconteceram em Salvador e Porto Velho.

Em comemoração à Semana do Uso Racional de Medicamentos, o foco da atuação dos farmacêuticos na edição de Goiânia será o combate às morbidades relacionadas a medicamentos.

Na Tenda da Farmácia, voluntários realizarão serviços de saúde à população como consulta farmacêutica, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e colesterol, teste de fluxo pulmonar e orientação sobre uso de dispositivos inalatórios. Além disso, os farmacêuticos orientarão sobre descarte correto de seringas e materiais perfuro-cortantes, distribuirão seletores de local de aplicação de insulina e farão a coleta medicamentos vencidos e de sobras. Haverá ainda a distribuição de plantas medicinais e o atendimento de auriculoterapia.

Participaram do treinamento a conselheira federal, Sueza Oliveira, a presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Carmen Iris Tolentino, a representante do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO), Zulma Tavares, além de conselheiros regionais, técnicos e apoiadores.