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Curso de Especialização Análise de Situação de Saúde chega à sua 4ª edição

A Coordenação do Curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde, na modalidade a distância com encontros presenciais, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública – IPTSP - da UFG abriu inscrições para a admissão do Curso de Especialização EAD de Análise de Situação de Saúde.

Confira abaixo o edital e participe!

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
REGIONAL GOIÂNIA
INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE

EDITAL Nº 001/2020

1. INFORMAÇÕES GERAIS


A Coordenação do Curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde, na modalidade a distância com encontros presenciais, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública – IPTSP - da Universidade Federal de Goiás, situada à Rua 235 s/n sala 412 Setor Universitário, CEP: 74605-050, Goiânia, Estado de Goiás, torna público que estarão abertas as inscrições para a admissão do Curso de Especialização EAD de Análise de Situação de Saúde. Para mais informações visite a homepage: asis.iptsp.ufg.br.

O curso será realizado no período de janeiro 2021 a março de 2022, totalizando carga horária de 368 horas, distribuídas em atividades presenciais (116 horas) a distância (252 horas). As atividades presenciais serão ministradas em 4 (quatro) módulos distribuídos em 2021 e 2022 nas cidades de Goiânia (GO), Manaus (AM) e Salvador (BA) em local e data previamente informado aos alunos.

O curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde, destina-se a profissionais da área da Saúde que atuam no SUS, preferencialmente da área de Vigilância em Saúde, das três esferas administrativas (municipal, estadual e federal).

O Curso visa formar profissionais para a qualificação em análise de problemas de saúde, seus condicionantes e determinantes voltados para a realidade dos seus respectivos municípios, estados e Distrito Federal.

O Curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde será financiado com recurso descentralizado pela Nota de Crédito 2019NC400312, do Fundo Nacional de Saúde – FNS, vinculado ao Ministério da Saúde.

Os candidatos interessados ao Curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde, na modalidade a distância com encontros presenciais, devem atender aos seguintes prérequisitos para inscrição:

a) Possuir preferencialmente vínculo com o Sistema Único de Saúde em uma das três esferas administrativas: municipal, estadual ou federal.

b) Curso superior na área da saúde (graduação e/ou pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu), devidamente concluído e oficialmente registrado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC);

c) Disponibilidade de 4 (quatro) dias para participar em cada um dos 4 (quatro) módulos de atividades presenciais;

d) Ter meios de financiamento para os deslocamentos e estadia durante os encontros presenciais que ocorrerão ao longo do curso;

e) Ter autorização por escrito de sua chefia imediata do trabalho, expressando liberação para as atividades do curso, bem como para realização de provas e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

f) Dedicar 10 horas semanais, em média, para desenvolvimento das atividades a distância do curso;

g) Disponibilidade de computador com acesso à internet e endereço de e-mail ativo.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições serão feitas ONLINE na homepage: asis.iptsp.ufg.br, no período de 08/10/2020 a 22/10/2020 até 23:59 horas (horário de Brasília).

2.2. A inscrição se dará mediante o preenchimento do formulário on-line de inscrição e preenchimento do minicurrículo (asis.iptsp.ufg.br) e anexação (upload) das cópias dos documentos abaixo elencados:

a) Cópia da carteira de identidade e do CPF (frente e verso);
b) Cópia do comprovante de conclusão do curso superior, devidamente reconhecido pelo MEC ou da possibilidade de conclusão do mesmo até 07/12/2020, data prevista para o término das matrículas dos candidatos aprovados;
c) Comprovante de vínculo no serviço público de saúde ou outro vínculo profissional atual – (contracheque, contrato de trabalho ou carta do chefe do serviço em papel timbrado assinado e com carimbo);
d) Carta de liberação contendo a liberação da chefia para o desenvolvimento do curso expressando liberar o servidor para as atividades, se for o caso (conforme anexo 2);
e) Declaração do candidato indicando responsabilidade por viabilizar o seu deslocamento e estadia para os momentos presenciais (passagens e diárias) (item 2.5) (conforme anexo 3).
f) Termo de compromisso da entrega de documentação em data fixada (conforme anexo 3).

2.3. Para se inscrever na seleção ao curso, o candidato deverá optar por um polo (cidade) para realização das atividades presenciais: Goiânia (GO), Manaus (AM) ou Salvador (BA).

2.4. A documentação exigida na inscrição (item 2.2) deverá ser digitalizada em formato PDF para envio como anexos, juntamente com os documentos comprobatórios do minicurriculo deverão ser enviados em um único arquivo digital (PDF). (Exemplo para o nome do arquivo: Ferreira_José_documentos).

2.5. O curso não cobre as despesas com deslocamentos, hospedagem e alimentação dos alunos, portanto caberá ao aluno arcar com seus respectivos custos e/ou buscar junto as suas instituições algum tipo de financiamento.

2.6. As inscrições somente serão homologadas pela Comissão de Seleção para os candidatos que apresentarem documentação completa e que atenderem as exigências desse Edital.

2.7. Os portadores de títulos de curso superior e/ou graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional.

2.8. As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3. DAS VAGAS

3.1. O Curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde, na modalidade a distância com encontros presenciais, disponibilizará cento e vinte (120) vagas, que serão distribuídas prioritariamente para residentes nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste (40 vagas para cada uma). Deste total, dez por cento (10%) serão destinadas aos servidores da instituição: UFG – Universidade Federal de Goiás, instituição de apoio presencial do curso.

3.2. Para todos os candidatos os critérios e procedimentos de seleção serão os constantes deste Edital.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. O processo de seleção do Curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde, na modalidade a distância com encontros presenciais, será desenvolvido por uma Comissão de Seleção designada pela Coordenação do Curso, de acordo com o regulamento do curso e com os procedimentos definidos neste Edital.

4.2. O processo seletivo será feito em três etapas a saber:
1ª etapa: prova objetiva on-line; (fase eliminatória);
2ª etapa: homologação das inscrições (documentos);
3ª etapa: pontuação do minicurrículo (formulário on-line de inscrição).

4.2.1. A prova objetiva on-line terá caráter eliminatório e serão classificados para a próxima etapa aqueles que atingirem aproveitamento de 50%.

4.2.2. Só serão homologadas as inscrições cujos documentos estejam de acordo com o item 2.2 deste edital e dos aprovados na prova on-line.

4.2.3. A pontuação do minicurrículo será feita de acordo com o anexo 1.

4.3. A seleção dos candidatos ao curso de Análise de Situação de Saúde, seguirá o cronograma abaixo:
- Publicação do edital: 01 de outubro de 2020
- Período de inscrições: 08 a 22 de outubro de 2020
- Realização da prova: 08 de novembro de 2020
- Resultado preliminar da prova objetiva on-line (1ª etapa): 11 de novembro de 2020
- Resultado final da prova objetiva on-line (1ª etapa): 16 de novembro de 2020
- Divulgação preliminar das inscrições homologadas (2ª etapa): 20 de novembro de 2020
- Divulgação final das inscrições homologadas (2ª etapa): 26 de novembro de 2020
- Divulgação preliminar dos candidatos selecionados - minicurrículo (3ª etapa): 26 de novembro de 2020
- Divulgação final dos candidatos selecionados – minicurrículo (3ª etapa): 29 de novembro de 2020
- Período matrícula (1º chamada): 30 de novembro a 07 de dezembro de 2020
- Divulgação matrícula efetivada (1º chamada): 09 de dezembro de 2020
- Divulgação 2º chamada (se houver): 11 de dezembro de 2020
- Período matrícula (2º chamada): 14 a 18 de dezembro de 2020
- Divulgação matrícula efetivada (2º chamada) 21 de dezembro de 2020

4.4. O processo de classificação será realizado para cada cidade separadamente e considerará o estabelecimento prévio da garantia mínima das vagas já mencionadas para cada polo.

4.5. Todas informações e resultados do processo seletivo serão divulgados na homepage: asis.iptsp.ufg.br.

4.6. O prazo de recurso ao processo de seleção do 4º Curso de Especialização EaD Análise de Situação de Saúde será de 48 (quarenta e oito) horas, a partir do horário de divulgação preliminar do resultado da prova objetiva on-line, assim como, da divulgação final dos candidatos selecionados pontuação do minicurrículo. A solicitação de recurso será feita por meio de carta encaminhada a Comissão de Seleção por meio do e-mail cursodeasis@gmail.com expondo os pontos não concordantes e as respectivas justificativas.

5. DA PROVA OBJETIVA ONLINE

5.1. A prova objetiva será realizada on-line através do link disponível na homepage: asis.iptsp.ufg.br, no dia 08 de novembro de 2020 (domingo), das 14hs às 16hs (horário de Brasília) e conterá noções básicas de epidemiologia e de Excel.

5.2. A realização da prova objetiva on-line é obrigatória. O candidato que não realizar estará eliminado do processo seletivo.

5.3. Será eliminado também o candidato que obtiver menos de 50% de aproveitamento na prova objetiva on-line.

5.4. A prova objetiva on-line será constituída de 20 (vinte) questões de múltipla escolha.

Referências bibliográficas para a prova objetiva (noções básicas de epidemiologia):
- Almeida Filho N & Barreto ML. Epidemiologia e Saúde – Fundamentos, métodos e aplicações. São Paulo: Guanabara Koogan (Grupo Gen). 2013.

- Pereira MG. Epidemiologia: Teoria e Prática. Ed. Guanabara Koogan 3ª. Reimpressão, Rio de Janeiro, 2020.

- Lecca et al. Principais causas específicas de morte no Brasil e regiões, mortalidade prematura por DCNT, 2005 a 2016. In: Saúde Brasil 2018 uma análise de situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 424p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2018_analise_situacao_saude_doencas_agr avos_cronicos_desafios_perspectivas.pdf 

- Vasconcelos CH et al. Mortalidade por lesões decorrentes ao trânsito no Brasil, 2000 a 2016. In: Saúde Brasil 2018 uma análise de situação de saúde e das doenças de agravos crônicos: desafios e perspectivas. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 424 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2018_analise_situacao_saude_doencas_agr avos_cronicos_desafios_perspectivas.pdf

6. DO RESULTADO FINAL

6.1. A pontuação final de cada candidato será obtida através da média aritmética da pontuação da prova objetiva on-line com a pontuação do minicurrículo conforme fórmula abaixo: PF = (??+ ??)/2
PF = Pontuação Final
PO = Pontuação da Prova Objetiva
MI = Pontuação do Minicurrículo

6.2. Serão classificados os primeiros 40 candidatos para cada polo com base na pontuação final.

6.3. Em caso de empate na pontuação final, a Comissão estabelecerá os seguintes critérios de desempate:
1) maior pontuação no grupo vinculação profissional; 2) maior tempo de serviço na área de vigilância em saúde; 3) maior nota na prova objetiva online.

6.4. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 29 de novembro de 2020, na homepage: asis.iptsp.ufg.br.

6.5. Na divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os 40 candidatos selecionados e 05 candidatos suplentes por polo, para casos de desistência formal ou não efetivação da matrícula.

7. DA MATRÍCULA

7.1. As matrículas serão realizadas no período de 30 de novembro a 07 de dezembro de 2020 (até às 23:59 horas – horário de Brasília).

7.2. Para realização da matrícula o candidato deverá enviar via e-mail: cursodeasis@gmail.com, formulário próprio da Secretaria do Curso (anexo 4).

Documentos a serem entregues no 1º dia do 1º Encontro Presencial: 
- 1 foto 3 x 4;
- Carteira de identidade e do CPF (frente e verso) – não encaminhar cópia da CNH (autenticada em cartório);
- Certidão de casamento/separação judicial se houver alteração no nome que consta no RG (autenticada em cartório);
- Cópia do diploma de graduação (frente e verso), devidamente reconhecido pelo MEC – frente e verso – ou comprovante de que o candidato colou grau no curso de graduação antes do início deste curso (autenticada em cartório);
- Comprovação somente das informações apresentadas no minicurrículo, no ato da inscrição, organizada na sequência dos grupos (autenticadas).

7.3. O calendário de atividades do curso será divulgado na homepage: asis.iptsp.ufg.br. 

7.4. Seguem abaixo as datas prováveis do 1º encontro presencial que serão realizadas nas cidades de Goiânia (GO), Manaus (AM) e Salvador (BA).

Módulo I - Goiânia (GO) - 12 a 15 de janeiro de 2021
Módulo I - Manaus (AM) - 19 a 22 de janeiro de 2021
Módulo I - Salvador (BA) - 26 a 29 de janeiro de 2021

7.5. A presença é obrigatória em 100% das aulas presenciais.

7.6. As datas dos 2º, 3º e 4º encontros presenciais serão divulgadas posteriormente.

7.7. Em hipótese alguma será permitida a matrícula condicional ou extemporânea.

7.8. O candidato classificado que não concretizar a sua matrícula por falta de documentação exigida para a matrícula, perderá o direito à vaga do respectivo curso (item 7.2 do Edital – documentos entregues no 1º dia do Encontro Presencial).

7.9. Não será permitido trancamento de matrícula no Curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde, na modalidade a distância com encontros presenciais.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas nos comunicados e neste Edital.

8.2. O candidato que burlar ou a tentar burlar quaisquer das normas definidas neste edital ou nos comunicados, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo será eliminado, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

8.3. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço, na Secretaria do curso, enquanto estiver participando do processo de seleção e matrícula.

8.4. Para os encontros presenciais, é fundamental que o aluno tenha um notebook disponível para ser usados nas aulas práticas.

8.5. A previsão de início das aulas é janeiro de 2021. Devido à situação Pandêmica da COVID-19, as atividades dos encontros presenciais poderão ser realizadas a distância até que a situação se normalize. Desta maneira será responsabilidade do aluno possuir habilidade para utilizar computadores, bem como dispor de recursos ágeis de conectividade (equipamentos e conexão com internet) para acompanhamento das aulas on-line (Termo assinatura Anexo 3).

8.5.1. Caso o primeiro encontro presencial seja realizado a distância, a entrega da documentação será realizada no 2º encontro presencial (Termo assinatura Anexo 3).


8.6. Todas as informações do curso serão disponibilizadas por meio da homepage: asis.iptsp.ufg.br.

8.7. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenação Geral e Comissão de Seleção, em primeira instância.

8.8. Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo WhatsApp (62) 98268-0270 ou pelo e-mail cursodeasis@gmail.com - horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08hs às 17hs.

Goiânia, 01 de outubro de 2020.
Prof. Dr. José Clecildo Barreto Bezerra Diretor do IPTSP/UFG
Profa. Dra. Marta Rovery de Souza Coordenadora do Curso


ANEXO 1

MINICURRÍCULO

Grupo I – Vinculação profissional (Máximo de pontos obtidos = 6 pontos)

1.1 Sistema Único de Saúde (SUS): Pontuação = 6,0
1.2 Outra vinculação na área de saúde: Pontuação = 2,0

Grupo II – Atuação profissional* (Máximo de pontos obtidos = 7 pontos)
2.1 Experiência comprovada na área de vigilância em saúde: Pontuação por anos completos = 2,0
2.2 Experiência em outra área da saúde: Pontuação por anos completos = 1,0
*Outras atuações profissionais, que não as listadas no quadro, não serão pontuadas. # Número de anos exercendo as funções especificadas, será multiplicado pela pontuação de cada item para se obter a pontuação total deste item. Por exemplo, um(a) profissional que atua na área de vigilância em saúde há 2 anos totalizará 4 pontos no item 2.1, e caso já tenha atuado no passado por 3 anos na coordenação do programa de imunização municipal totalizará 3 pontos no item 2.2. Assim o máximo de pontos para este grupo II (7) seria atingido por este(a) candidato(a).

Grupo III – Formação Acadêmica (Graduação) (Máximo de pontos obtidos = 3 pontos)
3.1 Áreas da saúde: Pontuação = 3,0
3.2 Outras áreas: Pontuação = 1,0

Grupo IV – Formação Acadêmica (Pós-graduação)* (Máximo de pontos obtidos = 4 pontos)
4.1 Especialização na área da saúde: Pontuação = 1,0
4.2 Mestrado na área da saúde: Pontuação = 1,0
4.3 Doutorado na área da saúde: Pontuação = 1,0
* Pode ser contabilizado mais de um curso de cada item. 
Observação: A documentação comprobatória das informações presentes neste minicurrículo deverá ser enviada digitalizada em um único arquivo digital no momento da inscrição.

ANEXO 2


MODELO DE CARTA DE LIBERAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
CARTA DE LIBERAÇÃO


Eu, _______________________________________ responsável direto pela chefia do (a) servidor (a) ___________________________ no setor _____________________________ da Secretaria de Saúde de _________________________________________, declaro que a (o) mesma (o) será liberada (o) pelo período de 4 (quatro) dias 32 horas semanais para participar dos momentos presenciais do Curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde – 4º Edição (4 encontros), além de 10 horas semanais para desenvolvimento das atividades EaD do respectivo curso, coordenado pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP/UFG a se realizar no período de janeiro de 2021 a março de 2022. O (a) servidor (a) também se compromete, dessa forma, em trazer o retorno dos conhecimentos e capacidades técnicas adquiridas no decorrer do curso na forma de aplicações nas ações desenvolvidas no cotidiano das suas atividades neste setor e em atividades intersetoriais.
                                                                                                                                                                                                     Local e data.

Nome e Assinatura do candidato                                                        Nome e Assinatura da chefia

ANEXO 3

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DO CANDIDATO


À Coordenação do Curso de Especialização Análise de Situação de Saúde – 4ª edição.

Eu, _____________________________________, portador do CPF nº _______________ e do RG___________, declaro que:

1) Me comprometo por arcar e/ou buscar junto a minha instituição algum tipo de financiamento para meu deslocamento e estadia nos momentos presenciais do Curso de Especialização Análise de Situação de Saúde – 4ª edição, que serão realizados em janeiro 2021 a março de 2022. Declaro ainda estar de acordo com as normas e critérios de seleção adotados pelo Curso de Especialização Análise de Situação de Saúde – 4ª edição.

2) Me comprometo a entregar os documentos referente a inscrição do Curso de Especialização Análise de Situação de Saúde – ASIS 4ª Edição, quando solicitado pelo curso. Outrossim, declaro ter ciência de que o descumprimento do compromisso acima resultará no cancelamento da matricula do Curso de Especialização Análise de Situação de Saúde. Concordo em assumir toda responsabilidade na entrega dos documentos, bem como assumo o compromisso de resolver qualquer pendência na entrega dos mesmos.

3) Me comprometo a dispor de computador (notebook) para utilizar nos encontros presenciais e aulas online bem como possuir habilidade para utilizá-lo.

4) Me comprometo também a dispor de recursos ágeis de conectividade (equipamentos e conexão com internet) para acompanhamento das aulas online.

                                                                                                                                                                                                       Local e data.
                                                                                         Nome e Assinatura do Candidato

ANEXO 4

FICHA DE MATRÍCULA


Enviar para: cursodeasis@gmail.com                                                                                                        (Colar foto do candidato)

Instituição de apoio presencial: ( ) Goiânia ( ) Manaus ( ) Salvador

Identificação
Nome:__________________________________________________________ Filiação: Pai: _____________________________________________________ Mãe: ____________________________________________________ Data de nascimento:_____/______/______ Sexo: ( F ) ( M ) Cidade:_______________________ Estado:_________________________ País:__________________ Estado civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Divorciado
E-mail:________________________________________(utilizar Gmail)

Documentos
RG:_______________________ UF:_________ Órgão Expeditor:_______ Data Expedição:___/___/____ CPF:_________________________

Endereço
Logradouro:_________________________________________________________ Bairro:______________________________ CEP:_________________________ Cidade:____________________________________ Estado:_______________ Telefone: (celular)_______________________________ WhatsApp – (sim) (não) Local de trabalho:_______________________________
Telefone:______________________________

Formação Acadêmica
Curso Graduação:_______________________ Ano de ínicio: ________ Ano de Conlusão: _______
Instituição: _______________________________________________________________________

                                                                                                     ______________________________
                                                                                                                           Assinatura



 

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