Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Goiânia promove vacinação contra vírus respiratório em bebês

Aplicação da primeira dose do medicamento Palivizumabe acontece na próxima quinta-feira (18/2) em 40 crianças.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, na próxima quinta-feira (18/2) a imunização contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O agente é um dos maiores causadores de doenças respiratórias em recém nascidos e bebês de até dois anos, cuja prevenção se dá pelo Palivizumabe. A aplicação da primeira dose contempla 40 crianças e acontece a partir das 8h, na Farmácia de Medicamentos Especiais, localizada na Vila Viana.

A campanha contempla 40 crianças que solicitaram o recebimento da medicação, conforme avaliação de seus pediatras. Elas receberão cinco doses, sendo uma por mês, de fevereiro a junho. No dia da vacinação, é permitida a entrada de apenas um acompanhante por criança. Ainda, é obrigatório levar certidão de nascimento e a caderneta de vacinação da criança a ser imunizada. Crianças hospitalizadas serão imunizadas nos próprios hospitais.

O VSR é responsável por até 75% das bronquiolites (infecção dos brônquios) e 40% das pneumonias de março a julho.  O anticorpo de maior eficácia contra o vírus é o Palivizumabe, comprovado em bebês prematuros e crianças menores de dois anos com displasia broncopulmonar ou cardiopatias congênitas hemodinamicamente significativas. Em Goiânia, a aplicação do medicamento é de responsabilidade da Gerência de Assistência Farmacêutica. 

“Trata-se de um medicamento de alto custo, adquirido pelo Ministério da Saúde e administrado pelos farmacêuticos da rede municipal de saúde”, explica Karla Roldão, gerente de Assistência Farmacêutica da SMS. A gestora explica que a manipulação é feita por “profissionais comprometidos com o uso racional dos medicamentos, minimizando as infecções, crises e otimizando a qualidade de vida do paciente nessa estação do ano”, completa.

Cuidados na aplicação
As aplicações do Palivizumabe acontecem na Farmácia de Medicamentos Especiais, respeitando os Protocolos de Segurança relacionados à Covid-19. Isso inclui a própria escolha do local, unidade de saúde que não faz atendimento a pacientes acometidos pelo novo Coronavírus. Assim, foi feito o escalonamento por horários, considerando a ordem alfabética, conforme descrito abaixo:

·         08h: crianças com nomes iniciados pelas letras A a D
·         09h: crianças com nomes iniciados pelas letras E a H
·         10h: crianças com nomes iniciados pelas letras I a N
·         11h: crianças com nomes iniciados pelas letras O a Y

Serviço: Goiânia promove vacinação contra vírus respiratório em bebês
Data: 18/02, a partir das 08h
Local: Farmácia de Medicamentos Especiais – Rua B, Qd. E, Lt. 13, n.56, Vila Viana

Texto: Luciana Gomides, editoria de Saúde. (Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia).

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação