Farmacêutica assume Conselho de Saúde de Iporá

A farmacêutica Clésia Bueno foi eleita presidente do Conselho Municipal de Saúde de Iporá, em votação unânime, no dia 29 de setembro. Clésia tem uma história de muita dedicação e amor à Farmácia e agora pretende se doar para melhorar a saúde no município e trabalhar pelo reconhecimento do farmacêutico na sociedade. “Eu tenho muito a oferecer e quero agregar ao Conselho e quero também aprender”, relata, com humildade.

Clésia trabalha na Farmácia de Manipulação e Drogaria Nova Pharma há 13 anos. “Depois de muito tempo trabalhando nesta área e me apaixonando cada vez mais pela profissão, resolvi fazer faculdade de Farmácia”, conta. Ela fez o curso em Iporá e se formou no ano passado. Na presidência do Conselho, pretende ajudar o município a governar, colaborar com o Sistema Único de Saúde (SUS) e também fiscalizar se o que foi planejado está sendo cumprido. “Me sinto muito feliz e tenho muitas expectativas”, avalia.

A farmacêutica explica que o Conselho é muito importante, mas que às vezes seu valor não é reconhecido pela sociedade. “Muita gente reclama sem conhecer. Eu tive interesse em entender e participar das decisões da sociedade”, relata. Ela detalha que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo, que reúne representantes de usuários do SUS, de entidades públicas e não-governamentais para discutir e definir propostas de melhorias para a saúde no município. “Temos também a importância de explicar para a sociedade como a verbas estão sendo aplicadas e quis são as prioridades e dificuldades, avalia.