CRF empossa delegados regionais

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) conta agora com 16 delegados regionais que representam a instituição nas 16 regiões administrativas do Estado. Os delegados tomaram posse na noite do dia 25 de abril de 2022, na sede do CRF-GO, quando também passaram por treinamento para conhecer suas atribuições e as atividades do Conselho.

“Esperamos que vocês sejam os multiplicadores do Conselho nas suas regiões”, declarou a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, durante a cerimônia de posse. Lorena explicou que a Farmácia tem atuações múltiplas e que o CRF tenta contemplar essa diversidade por meio dos Grupos Técnicos de Trabalho (GTs), mas que também são evidentes as diferenças regionais e o Conselho pretende, com a ajuda dos delegados, atender as necessidades de cada região.

A função do delegado é honorífica e sem fins lucrativos. “Vocês foram escolhidos porque preenchem todos os requisitos necessários para representar o Conselho: são éticos, se posicionam bem na sociedade com transparência e verdade e atuam no campo profissional”, explicou a presidente. Os delegados vão representar o Conselho em órgãos, eventos e entrevistas. Também serão responsáveis por promover ações conjuntas com instituições públicas locais, levar serviços do CRF e informação aos farmacêuticos e à população local, monitorar editais de concurso público e manter a diretoria do Conselho informada sobre demandas, reclamações e sugestões de cada região.

O diretor tesoureiro do CRF-GO, Leandro Zenon, também participou da cerimônia de posse dos delegados e destacou que é importante a união dos farmacêuticos e a conscientização para combater os maus hábitos na profissão.

No evento, a equipe técnica e multidisciplinar do CRF-GO apresentou suas principais atividades e a forma como os departamentos vão interagir com os delegados. A secretária executiva, Mara Viviane, explicou os trâmites administrativos da rotina do Conselho.

Depois de um breve intervalo para coffee break, o coordenador jurídico, Flávio Rolim, detalhou a missão e as atribuições dos delegados regionais. A assessora de comunicação, Cristina Xavier de Almeida, falou sobre as atividades da comunicação e como o departamento pode trabalhar junto para expandir a assessoria de imprensa para o interior de Goiás. O gerente de fiscalização, Lucas Ribeiro, apresentou os fiscais de cada região, os desafios da fiscalização e como os delegados podem contribuir para a conscientização dos colegas em suas regiões. O gerente executivo, Robson Padilha, deu as boas-vindas aos delegados e também se colocou à disposição para o trabalho em conjunto. Por último, a consultora Thais Diniz, da Ambiente Consultoria, apresentou o esboço do plano estratégico que será construído no CRF-GO.

Quem são os delegados do CRF-GO nas regionais de saúde:

CENTRAL: LAIS RESENDE TELES – CRF 17198

CENTRO SUL: DIOGO MARÇAL MACHADO DE OLIVEIRA – CRF 8248

PIRINEUS: CLODOALDO DIAS DOS SANTOS – CRF 7297

SÃO PATRÍCIO: FABIAN ARANTES DE OLIVEIRA – CRF 9691

ESTAÇÃO DE FERRO: MARCELO PASCHOAL SAFATLE SEBBA – CRF 5718

RIO VERMELHO: KAMILLA ALVES ADORNO – CRF 11915

SUDOESTE: TAIANA CUNHA FERREIRA GOULART – CRF 7065

ENTORNO SUL: CLEZIO RODRIGUES DE CARVALHO ABREU – CRF 9099

ENTORNO NORTE: ANDREYA CHRISTINA RABELO E SANTOS – CRF 6920

OESTE I: FLAVIA MARIA DA SILVA DIAS – CRF 3846

OESTE II: CRISTIANE KARLA CAETANO FERNANDES - CRF 5283

SERRA DA MESA: LAIS LIMA NABUCO ARAUJO – CRF 9124

NORTE: MIRELLA GONCALVES CUNHA – CRF 17613

SUDOESTE II: DEBORA CRISTINA DE SOUSA – CRF 3026

NORDESTE: HELBER BERNADINO DA SILVA – CRF 11683

SUL: ELIS REGINA MARTINS BORGES BONDEZAN – CRF 4754

Conheça as responsabilidades dos delegados regionais:

Art. 4º - Compete aos Delegados Regionais do CRF/GO, nomeados para cada uma das 16 (dezesseis) regiões, as seguintes prerrogativas:

I- Cumprir o Regimento Interno do CRF/GO, bem como os atos normativos do CFF e do CRF/GO;

II- Representar o CRF/GO, ativa ou passivamente, perante autoridades, órgãos públicos e privados e sociedade da região, com o prévio conhecimento e autorização da Diretoria;

III- Promover em suas regiões as diretrizes e ações do órgão, mediante aprovação da Diretoria;

IV- Buscar, com autorização da Diretoria, desenvolver ações conjuntas com a Vigilância Sanitária, Conselho Municipal de Saúde, Promotorias de Justiça, Instituição de Ensino Superior, visando a integração do CRF/GO com estas entidades promovendo a valorização da assistência farmacêutica e do papel do farmacêutico da região.

V- Manter a Diretoria informada sobre os fatos que envolvam a profissão farmacêutica, ocorridos na região.

VI- Encaminhar ao CRF/GO reclamações e sugestões dos farmacêuticos lotados na Região de sua competência, bem como dos proprietários de farmácia e do público em geral;

VII- Prestar informações aos farmacêuticos e proprietários de estabelecimentos quanto às exigências da legislação;

VIII- Prestar informações aos fiscais do CRF/GO, quando solicitado;

IX- Apresentar relatórios à Diretoria do CRF/GO, quando solicitado;

X- Apresentar à Diretoria, na primeira reunião anual, o projeto de trabalho para a sua Região.