Coronavac pode ser usada emergencialmente até maio de 2023

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou o pedido do Ministério da Saúde para prorrogar a autorização emergencial de vacinas e medicamentos contra a covid-19 por mais um ano. A decisão foi tomada pela diretoria do órgão no dia 12 de maio de 2022. A medida permite que a Coronavac continue sendo usada até maio de 2023.

"O principal objetivo da medida é de não impactar o fornecimento de vacinas e medicamentos contra a Covid-19 à população brasileira. A revisão foi necessária já que, em decorrência do fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), declarada pelo Ministério da Saúde, as Autorizações de Uso Emergencial (AUE) perderiam automaticamente a sua validade", informou a Anvisa.

O governo federal defendeu o fim da emergência sanitária por causa da queda dos casos e mortes pelo coronavírus. Mas afirma ser necessária a prorrogação do uso emergencial para haver uma transição, com precaução, nesse momento de arrefecimento da pandemia. O Ministério da Saúde sinalizou a importância de que as medidas de combate à covid-19 sejam atenuadas de forma cautelosa, paulatina e acompanhadas de medidas de vigilância.

Crianças

Mesmo sem o registro definitivo, a Anvisa já atestou a segurança e a eficácia da Coronavac. Por isso, o Ministério da Saúde solicitou à agência que mantenha por mais um ano a autorização para o uso emergencial.

A ideia do governo federal é continuar usando a vacina -- mas só em crianças e adolescentes de 5 a 18 anos. "Em adultos, esse imunizante, eu penso que é um consenso nos países que têm agências regulatórias do porte da Anvisa, que ele não é utilizado para o esquema vacinal primário. Ele pode ser usado para o esquema vacinal primário aqui no Brasil para a faixa etária compreendida entre 5 e 18 anos", disse o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em abril.

Com informações de sites de notícias