Eventos online do CRF-GO são vistos como oportunidade de qualificação e especialização para farmacêuticos

Em live realizada pelo CRF-GO, no dia 12 de julho,  a farmacêutica  especialista em Gestão da Qualidade, Thaynara Albernaz, concedeu uma palestra sobre a RDC 430/2020, norma que dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos e que entrou em vigor em março de 2021. Com a mediação de Mariana Patrício de Oliveira, farmacêutica atuante na área de logística e transporte e coordenadora do GT de Distribuição e Transporte do CRF-GO, a live teve duração de mais de uma hora e está disponível na íntegra neste link.

As Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC) são resoluções criadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determina as normas para estabelecimentos de assistência à saúde funcionarem de forma segura e eficaz. Assim, cada área específica possui RDC´s que determinam padrões e responsabilidades para as empresas e para os profissionais da área. Nesse sentido, os produtos e serviços devem estar regulamentados de acordo com as Normas Técnicas (NBR) e com a Anvisa.

Para Thaynara Albernaz eventos como esse proposto pelo CRF-GO são importantes porque transmitem conhecimento para farmacêuticos, acadêmicos de farmácia e para a comunidade em geral. “Com a pandemia foi necessário reinventar muitas coisas. Diante desse novo cenário, passou-se a investir mais nas transmissões ao vivo (lives). Esses eventos são de extrema importância, já que proporcionam a oportunidade de propagar conhecimentos de forma simples, rápida e descomplicada. Além disso, as lives são veículos que permitem o fácil acesso de toda a população a conteúdos importantes sobre saúde, tais como armazenagem, distribuição e transporte de medicamentos. Vale ressaltar que através desses eventos os farmacêuticos podem se especializar cada vez mais em suas áreas de atuação e também realizar networking profissional”, ressalta.

Diante disso, durante a live, a especialista explicou que os produtos farmacêuticos precisam de condições especiais de armazenagem e por isso estão sujeitos a um controle rigoroso da Anvisa, o que garante o consumo livre de riscos. Ela também falou sobre a logística farmacêutica que é gerenciar com eficácia todas as etapas que incluem a produção de medicamentos até seu transporte. Isso tem a finalidade de garantir a eficácia, segurança e integridade do produto até chegar ao consumidor final. Outro tema abordado na live diz respeito aos fatores que podem alterar as características de um medicamento e que podem interferir na eficácia dele. Tais fatores são: a qualidade do recipiente, presença de impurezas, temperatura, ar, luminosidade, umidade, entre outros.

Thynara Albernaz também conversou com o CRF-GO e explicou que o mercado de trabalho busca cada vez mais por profissionais integrados e especializados. Para ela, as lives são uma oportunidade para os farmacêuticos e acadêmicos de farmácia se especializarem e  atenderem as demandas do mercado de trabalho, pois é uma forma de prestar assistência farmacêutica de qualidade para a população. “Aperfeiçoar-se serve para quem busca dar um passo adiante na carreira, se aprofundando em um assunto que já faz parte do cotidiano profissional ou até mesmo conhecer um assunto que não é rotineiro. Mais conhecimento na área pode significar promoções e cargos mais altos na empresa, além de abrir portas para novas experiências de trabalho”, ressalta.

A mediadora do evento, Mariana Patrício, também defende que é importante a participação dos profissionais farmacêuticos, acadêmicos de farmácia e a população em geral nas lives promovidas pelo CRF-GO, pois além da facilidade de acesso aos conteúdos de forma totalmente interativa e gratuita, a busca pelo conhecimento deve ser constante. “É importante a participação dos farmacêuticos nesses eventos para ampliar os conhecimentos nas diversas áreas de atuação, realizar troca de experiências e esclarecer dúvidas. Tudo isso é muito válido para a qualificação e crescimento profissional, diante dos desafios impostos pelo mercado de trabalho. Visto que nosso conselho é muito atuante e sempre preocupado em manter os profissionais bem informados”, finaliza.

Fonte: Comunicação do CRF-GO

 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE

Atendimento

Apenas agendamento