CRF-GO lança nova versão da Revista Goiás Farma. Saiba mais sobre essa novidade!

Amanhã, dia 05 de agosto, a revista Goiás Farma, publicação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), chega com uma novidade: agora na versão digital, e não mais impressa. É possível ler a revista na versão on-line (no próprio site da revista) e na versão PDF flip que pode ser folheada como uma revista impressa. O acesso pode ser feito diretamente pelo site da revista ou pelo site do CRF-GO. Também é possível acessá-la pelas redes sociais do CRF-GO, por meio de smartphones e tablets.

A Goiás Farma divulga as ações do Conselho e mantém os farmacêuticos do Estado atualizados sobre as lutas e vitórias da categoria.

Lorena Baía, presidente do CRF-GO, explica que a mudança da revista impressa para o ambiente on-line tem a ver com a adaptação e necessidades de mudanças que o Conselho passa e acompanha para prestar o melhor serviço para o farmacêutico. “O Conselho também quer ver o farmacêutico bem e trabalha incansavelmente e sem jamais parar, lado a lado, com todos os profissionais da classe. A pandemia provou que a sociedade pode contar com o farmacêutico, que esteve na linha de frente do combate ao novo coronavírus, e o farmacêutico sabe que pode contar com a gente”, explica a presidente.

Cristina Xavier de Almeida, jornalista e assessora de comunicação do CRF-GO, e responsável pela idealização da Goiás Farma conta que a ideia da revista on-line surgiu na pandemia da Covid-19, em 2021, quando a sociedade teve que se adaptar ao digital e quando as pessoas tiveram que evitar contato físico uma com as outras.“Na pandemia tivemos que adotar novos hábitos, mais digitais e acompanhar as mudanças, as demandas e as necessidades que foram surgindo. Em algum momento, já queríamos que a Goiás Farma fosse adaptada para o digital e não mais impressa. Até mesmo porque temos a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Então na pandemia, conseguimos colocar em prática nosso projeto de transformá-la em digital. Agora todos podem ter acesso e podem ler em qualquer lugar, qualquer hora e na palma da mão, por exemplo,  no celular. A ideia, inclusive, é tornar essas informações mais dinâmicas, acessíveis e democratizar o acesso que pode ser feito de qualquer aparelho celular, de tablets, de computadores”, explica Cristina.

Além da adaptação aos novos tempos marcados pelas tecnologias, a nova versão da Goiás Farma é sustentada em três principais pilares: sustentabilidade, dinamismo, acessibilidade. Em relação à sustentabilidade, a jornalista do CRF-GO explica que a versão on-line mostra a responsabilidade socioambiental que o órgão possui em proteger o meio ambiente, pois o fato de a revista existir em ambientes digitais ajuda a evitar o desmatamento e a poluição. Já em relação ao dinamismo e à acessibilidade, a revista tornou-se mais interativa, de fácil acesso e com maior transparência quanto às atividades da gestão do CRF-GO.

Cristina Xavier de Almeida também conta que, de agora em diante, os leitores podem esperar por conteúdos mais dinâmicos, atuais e digitais, pois todo o processo de produção e distribuição da revista será feita de forma on-line. Para ela, até a experiência da leitura será inovadora: “Quando facilitamos esse acesso para as pessoas, tornamos a experiência de leitura algo mais aprazível porque a pessoa pode escolher o que vai ler, onde quer ler, se é de casa, se é na rua, e ainda, a pessoa pode escolher também a ordem do que ela vai ler. Ela pode escolher ler todas as matérias da revista ou só aquelas que ela considera mais interessante”, relata.

Em relação à expectativa com o lançamento da revista, Cristina Xavier de Almeida espera que os farmacêuticos e técnicos de laboratório acessem, leiam e interajam e já aponta o que se pode esperar da próxima edição: “Estamos ansiosos para receber comentários e sugestões. Queremos ter esse retorno e interação porque a revista é feita para eles. Na próxima edição, por exemplo, apresentaremos os novos servidores que passaram no concurso público do CRF-GO e que vieram para somar e para melhor atender o farmacêutico”, finaliza.

Bruno Cabral, designer e projetista do site da revista, explica que a revista digital online permite a difusão do conteúdo por meio de conexões na rede e que isso permite um fácil acesso, bastando a conexão com internet. Ele também comenta que o ambiente web permite que inúmeras pessoas achem o conteúdo da revista por meio de buscadores o que faz com que a Goiás Farma possa atrair novas pessoas e expandir a base de leitores.

Outra característica da nova versão da Goiás Farma é a identidade visual e o fácil compartilhamento da revista digital que, segundo Bruno, é a principal característica do ambiente online. “O compartilhamento nas plataformas amplifica o contato com a publicação. Já a identidade visual da revista está adaptada à identidade visual do CRF e expande a imagem do CRF junto aos leitores da Goiás Farma. Por isso que o visual é limpo, simples e direto o que evita confusão e facilita a percepção do conteúdo a ser exposto. Assim, composição e contrastes dos elementos visuais induzem a uma boa experiência e leitura fácil. O sistema de navegação também é simples e direto, tendo a orientação uso e leitura visual do conteúdo exposta de forma clara e descomplicada. Tudo isso sem deixar de perder o foco na experiência do usuário” finaliza Bruno.

O lançamento da revista digital Goiás Farma acontece amanhã, 05 de agosto, e o acesso pode ser feito pelo próprio site da revista ou pelo site e redes sociais do CRF-GO.

Fonte: Comunicação do CRF-GO