Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Outubro rosa: CRF-GO promove evento para conscientizar colaboradoras sobre o câncer de mama

Hoje (06/10) pela manhã aconteceu o evento “Café e bate-papo: mitos e fatos sobre o câncer de mama” para as colaboradoras do CRF-GO. O evento, que teve um café da manhã e uma palestra sobre a conscientização do câncer de mama, contou com a presença da presidente do CRF-GO, Lorena Baía, a vice-presidente Luciana Calil e a palestrante Marta Valéria Calatayud Carvalho, enfermeira especialista  e mestre em enfermagem oncológica, controle de infecção hospitalar e mestre em ensino na saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento faz parte campanha Outubro Rosa e tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o autoexame mensalmente e o exame de mamografia após os 40 anos de idade.

Durante o café da manhã, a presidente Lorena Baía entregou o laço cor de rosa (símbolo da prevenção ao câncer de mama) para cada colaboradora e falou que é importante que as mulheres lembrem de se cuidar a todo momento: “Espero que vocês plantem sementinhas do outubro rosa para ampliar essa rede de cuidado entre as mulheres”.

Após o café da manhã, as colaboradoras se dirigiram ao auditório do CRF-GO para assistir a uma palestra sobre autocuidado e câncer de mama. Na ocasião, a palestrante, Marta Carvalho, explicou que o câncer de mama é um tumor maligno formado pela multiplicação desordenada de células que são pequenas estruturas que estão presentes em todo corpo humano. Ela também falou sobre os riscos de desenvolver o câncer de mama que podem ter relação com hábitos não saudáveis, histórico familiar, excesso de álcool, entre outros fatores.

Marta também explicou quando a mulher deve procurar ajuda média: “se a mulher perceber que tem um caroço na mama ou local endurecido, vermelhidão e pele endurecida, áreas estufadas e covinha retração, feridas  que não cicatrizam e coceiras que não melhoram, saída de líquido do bico do peito (sem apertar) de cor vermelha ou transparente como água”, explica. Mas, vale lembrar que mesmo que não encontre nenhuma dessas alterações é muito importante que a mulher realize o exame de mamografia respeitando a indicação de acordo com a faixa etária.

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece no mundo todo, desde 1990, e tem como objetivo a conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. O símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

O CRF-GO apoia a campanha Outubro Rosa e lembra a todas as farmacêuticas e colaboradoras da importância do autocuidado, afinal, cuidar de si faz bem!

Fonte: Comunicação do CRF-GO

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação