Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF parabeniza Visa Goiânia por pioneirismo

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), por meio de sua vice-presidente, Luciana Calil, parabeniza a Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia (Visa Goiânia) por se tornar a primeira Vigilância Sanitária Municipal do Brasil com competência para a realização de inspeções de verificação do cumprimento das Boas Práticas de Fabricação de fabricantes de medicamentos e produtos para a saúde de classe de risco III e IV.

 

A delegação de competências foi oficializada por meio da Portaria N.º 2747/2022. A entrega da delegação de competências foi feita na sede da Superintendência Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na última quarta-feira, dia 16 de novembro. Participaram da reunião: Geraldo Vieira, da Garantia da Qualidade VISA Goiânia; Livio Motta, coordenador de Fiscalização VISA Goiânia; Aparecida Gomes, coordenadora de Garantia de Qualidade da Suvisa; Eliane Rodrigues, gerente de Fiscalização da Suvisa; Francinez Linhares, gerente de Fiscalização da Visa Goiânia; Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES; Yves Mauro Fernandes, superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, e Pedro Guilherme Gioia, diretor da Visa Goiânia.

 

Dessa forma, as inspeções realizadas em Goiânia passam a fazer parte da Convenção Farmacêutica Internacional e do Pharmaceutical Inspection Cooperation Scheme (PIC/S), que pode ser traduzido como Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica, cujo objetivo é harmonizar os sistemas de qualidade de inspetorias no campo de produtos farmacêuticos a nível internacional.

 

Com essa nova atribuição da Visa Goiânia, as indústrias também se beneficiam, uma vez que os medicamentos fabricados nos países-membros têm sua qualidade reconhecida, já que recebem a supervisão de uma autoridade sanitária certificada. Com essa inspeção reconhecida internacionalmente, as indústrias passarão a produzir fármacos mais competitivos e terão acesso a um mercado ampliado, pois estarão habilitadas a exportar para países participantes do PIC/S. Além disso, a nova medida evita a realização de inspeções por diferentes autoridades, economizando assim tempo e recursos.

 

O CRF-GO parabeniza ainda a VISA Goiânia por expandir sua capacidade de atuação e por formar profissionais cada vez mais atualizados e capacitados. Isso possibilita que suas inspeções e decisões sejam reconhecidas e tenham maior credibilidade.

 

Fonte: Comunicação do CRF-GO

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação