Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Farmácia também é homeopatia

Farmacêuticos são responsáveis pela manipulação, prescrição e acompanhamento do indivíduo em tratamento.

O Dia Nacional da Homeopatia é comemorado anualmente em 21 de novembro. A data homenageia a instauração da técnica no Brasil e serve para informar as pessoas sobre os benefícios do tratamento homeopático, que é, inclusive, uma das principais áreas de atuação da Farmácia.

A homeopatia é um método que estimula a cura "de dentro para fora". Ela age no organismo humano como um todo e não apenas sobre os sintomas da doença.  Os medicamentos homeopáticos são produzidos em farmácias de manipulação e têm como matéria prima ervas naturais, raízes, minerais e produtos de origem animal. 

Segundo a farmacêutica Joselma Dias, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Práticas Integrativas, o acompanhamento homeopático individualiza o tratamento: “São observados os sintomas que o paciente apresenta e suas características individuais”. Joselma explica que o medicamento homeopático é similar ao agente causador da doença preparado em várias diluições e dinamizações para proporcionar o restabelecimento do organismo.

De acordo com a coordenadora, os farmacêuticos atuam na produção do medicamento, e em todas as suas particularidades, e também na sugestão terapêutica e no acompanhamento do indivíduo para que conquiste o equilíbrio do organismo. “O ideal máximo da cura é o restabelecimento rápido, suave e duradouro da saúde, ou remoção e aniquilamento da doença, em toda a sua extensão, da maneira mais curta, mais segura e menos nociva, agindo por princípios facilmente compreensíveis”, explica Joselma.

O farmacêutico homeopata pode, portanto, atuar em farmácia de manipulação, indústria ou em consultório farmacêutico. Mas para garantir a atuação ética e dentro da lei, o farmacêutico deve estudar as resoluções do CFF que dispõem sobre manipulação e prescrição de medicamentos. 

Assim como na China, o Brasil inclui a homeopatia na política oficial de saúde. Instituída em 2006, pelo Ministério da Saúde (MS), a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC-SUS), por meio da Portaria n.º 971/2006, tornou as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) uma realidade mais próxima da população.

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação