Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Anticoncepcional masculino, YCT-529, vai ser testado em humanos neste ano

A YourChoice Therapeutics, uma empresa norte-americana, iniciou o primeiro estágio do ensaio clínico da pílula anticoncepcional diária masculina YCT-529, isenta de hormônios. Este medicamento atua bloqueando um receptor de ácido retinóico, o que interrompe a produção de espermatozoides ao restringir o acesso à vitamina A. Testes preliminares, realizados em roedores, demonstraram uma eficácia de 99% na prevenção da gravidez. Além disso, a reversibilidade da infertilidade foi de 100%, com os animais recuperando a fertilidade entre quatro a seis semanas após a suspensão do uso do medicamento, sem quaisquer efeitos colaterais associados.

A empresa planeja avançar com o ensaio clínico até junho de 2024, direcionando os testes para homens britânicos. No entanto, vale destacar que esta é a etapa inicial de avaliação em humanos, e ainda não há confirmação da eficácia do produto, tampouco previsões sobre sua disponibilidade para o público em geral. Apesar disso, os resultados iniciais sugerem uma promissora alternativa contraceptiva.

De acordo com um estudo da revista Current Obstetrics and Gynecology Reports, o mercado potencial para contraceptivos masculinos é estimado em cerca de US$ 200 bilhões. Pesquisas publicadas na revista Journal of Sex Research indicam uma variação significativa, de 34% a 82,3% na disposição dos homens em utilizar anticoncepcionais masculinos.

Paralelamente a esses avanços, desde 1979, o Risug (Reversible Inhibition of Sperm Under Guidance), um método contraceptivo masculino, tem sido objeto de investigação científica. Desenvolvido pelo professor Sujoy Guha, este procedimento passou por testes clínicos bem-sucedidos ao longo de 43 anos e está atualmente na fase-III, avaliando sua eficácia em uma ampla amostra populacional. Daniel Jesus, diretor secretário do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), especialista em pesquisa, desenvolvimento de novos fármacos e farmacologia, detalha que esse método se baseia no uso do polímero anidrido maleico de estireno, que aparenta bloquear o fluxo dos espermatozoides nos vasos deferentes. “Estes avanços são emblemáticos e constituem um progresso considerável na busca por métodos contraceptivos masculinos alternativos e que podem ser altamente eficazes, abrindo portas para novas possibilidades e inovações no âmbito da saúde masculina”, coementa Daniel Jesus.

 

FONTE: ASCOM / CRF-GO  com colaboração do CFF e UOL

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação