Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF-GO alerta sobre o uso de

À medida que o Carnaval se aproxima, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) faz um alerta importante sobre os perigos associados à combinação de álcool e medicamentos, bem como o uso indiscriminado de "kits ressaca" durante as festividades.

O Carnaval é um período de festa e celebração, mas também pode representar riscos à saúde, especialmente quando se trata do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A ingestão excessiva de álcool pode resultar em sintomas desagradáveis de ressaca, como dor de cabeça, náuseas e desidratação.

É comum entre os foliões recorrerem a medicamentos populares que contém Ácido Acetilsalicílico (AAS), Ibuprofeno e Nimesulida e outros componentes de "kits ressaca" na tentativa de aliviar os sintomas no dia seguinte. No entanto, a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, adverte que não existem medicamentos eficazes contra a ressaca. "Esses medicamentos que geralmente compõe os kits ressaca são medicamentos isentos de prescrição médica, mas não são isentos de reações adversas. Por isso eles devem ser utilizados com cautela. A melhor forma  de prevenir a ressaca é manter uma boa hidratação e uma alimentação equilibrada. Misturar álcool com medicamentos é perigoso e pode aumentar o risco de efeitos colaterais indesejados", orienta Lorena.

A presidente também alerta para os perigos do consumo de medicamentos analgésicos que contêm cafeína para hipertensos. "Medicamentos analgésicos que contêm cafeína podem representar um risco adicional para pessoas hipertensas, devido aos efeitos da cafeína na pressão arterial. É importante consultar um farmacêutico para ter uma orientação mais adequada sobre medicamentos", enfatiza.

Para aqueles que enfrentam desconforto no dia seguinte à folia, a presidente do CRF-GO recomenda buscar orientação de um farmacêutico em uma drogaria. "Um farmacêutico pode oferecer o melhor aconselhamento sobre medicamentos para amenizar enjoo e dor de cabeça", acrescenta.

Além disso, o CRF-GO oferece algumas orientações importantes para garantir um Carnaval seguro:

•Evite a combinação de álcool com medicamentos, pois pode ser perigoso.

•Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente para manter a saúde em alta.

•Utilize protetor solar para proteger a pele dos raios solares.

•Opte por refeições leves como frutas, legumes e alimentos saudáveis.

•Garanta uma boa noite de sono para recarregar as energias.

O CRF-GO incentiva todos os foliões a seguirem essas orientações para aproveitar um Carnaval alegre e seguro, evitando assim os riscos associados à combinação de álcool e medicamentos.

FONTE: ASCOM/CRF-GO

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação