CRF promove Dia D de Descarte Consciente

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) promove o Dia D do Descarte Consciente de Medicamentos nesta terça-feira, dia 11 de junho, na Cidade de Goiás. A ação social visa conscientizar a população sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso, durante o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontece na cidade de 11 a 16 de junho.

O stand do CRF-GO, com um coletor móvel de medicamentos, estará no Espaço Fica Compartilhado, na Praça do Chafariz, e funcionará das 9 às 17 horas. Três farmacêuticos estarão no local para explicar a maneira correta de se descartar medicamentos à população local.

Medicamentos não podem ser dispensados no lixo comum ou no vaso sanitário, pois podem causar prejuízos para o solo e para a água, colocando em risco a saúde humana e demais espécies animais. “O descarte inadequado representa risco não só ao meio ambiente, mas à saúde da população, porque os resíduos fármacos podem contaminar nossa água e alimentos”, alerta a presidente do CRF-GO, Lorena Baía.

De acordo com a delegada regional do CRF-GO (Região Rio Vermelho), Kamilla Adorno, o CRF-GO irá dar a destinação correta aos medicamentos recolhidos e arcar com os custos da incineração por uma empresa com licença ambiental. “É muito importante o descarte correto e esta é uma ótima oportunidade para a população cumprir com sua responsabilidade social e proteger o meio ambiente”, defende Kamilla.

Descarte correto

Grandes redes de farmácia, como a Artesanal e a Drogasil, já dispõem de caixas coletoras em suas unidades. O ideal é que a população descarte todos os medicamentos vencidos e também as sobras para evitar que outras pessoas façam uso deste medicamento. Além de proteger o meio ambiente, é importante também promover o uso racional de medicamentos e evitar a automedicação.

Números

Segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI/Anvisa), a população brasileira gera anualmente mais de 10 mil toneladas de resíduos de medicamentos, para os quais não há, no País, um sistema adequado de descarte.

Substâncias tóxicas

Existem algumas classes de medicamentos cujos resíduos são substâncias químicas perigosas que requerem tratamento específico, antes da disposição final. Como exemplo, podem ser citados os medicamentos que contêm antimicrobianos, hormônios, antineoplásicos, imunossupressores, digitálicos, imunomoduladores e antiretrovirais.

Os antimicrobianos, predominantes entre os medicamentos descartados de forma inadequada, preocupam os cientistas por serem frequentemente encontrados em efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto e não serem totalmente removidos durante os tratamentos convencionais de água. Os antimicrobianos podem promover o desenvolvimento de bactérias resistentes aos tratamentos atuais.

Os medicamentos que contêm hormônios, como por exemplo, os anticoncepcionais, apresentam substâncias chamadas “interferentes endócrinos”, que resultam alterações no sistema endócrino e efeitos adversos na fisiologia de espécies, como por exemplo, a feminização de peixes.

Legislação

A Lei N.º 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece que o setor produtivo, os usuários e o poder público têm responsabilidade compartilhada na definição de um destino correto aos produtos e aos bens de consumo, ao final de sua vida útil. A partir disso, é estabelecido como deve ser feita a disposição final ambientalmente adequada, que significa distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar riscos de danos à saúde pública e a minimizar os impactos ambientais adversos.

As indústrias de produtos sob vigilância sanitária devem estar em conformidade com a regulamentação sanitária e ambiental. A indústria farmacêutica contribui aplicando as formas adequadas de disposição final dos resíduos industriais e químicos perigosos, que consiste na técnica de disposição final de resíduos químicos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública, minimizando os impactos ambientais e útil.