Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Campanhas de conscientização contra automedicação agora são obrigatórias!

Você sabia que 86% das pessoas no Brasil admitem que se automedicam?  Você faz parte desta estatística?


Uma pesquisa de 2024 do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) revelou esse dado alarmante, que representa um grave problema de saúde pública. A automedicação pode levar a complicações como intoxicações, interações medicamentosas e agravamento de doenças.

 

Para enfrentar esse cenário, a nova Lei nº 121/2024 exige que gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as esferas realizem campanhas permanentes de conscientização contra a automedicação. Esta lei modifica a Lei Orgânica da Saúde (nº 8080/1990), incluindo o artigo 19-V, cujo objetivo é informar a população sobre os riscos dessa prática, especialmente no uso de antibióticos e medicamentos controlados.


Lorena Baía, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), vê essa legislação como um avanço significativo para a saúde pública.  “Nos primeiros meses de 2024, foram consumidos 1.126.924,93 antimicrobianos em Goiás, um dado que reforça a necessidade dessas campanhas para educar a população sobre os riscos da automedicação”, explica. 


Além disso, Lorena enfatiza os esforços do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) em fornecer informações precisas para garantir o bem-estar da população: “O CRF-GO realiza diversas ações sociais, palestras e campanhas, como a do Uso Racional de Medicamentos (URM), para informar a população. Aqueles que se informam corretamente conseguem preservar a saúde. Nosso papel é orientar e informar a sociedade”, destaca.

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação