Resgate histórico: livro "Escola de Pharmacia e Odontologia de Goyaz" é lançado

Em um marco histórico para a memória da educação e da saúde em Goiás, o livro "Escola de Pharmacia e Odontologia de Goyaz – Primeira Instituição de Ensino Superior das Ciências da Saúde no Estado de Goiás" foi lançado no dia 4 de julho de 2024, na Academia Goiana de Letras. A data do evento também celebrou o centenário da validação dos diplomas dos alunos da Escola de Pharmacia e Odontologia de Goyaz.

A obra, escrita por Narcisa Abreu Cordeiro e Ubirajara Galli, resgata e preserva a rica história da instituição pioneira na área da saúde em Goiás, que operou entre 1922 e 1931. O livro é fruto de uma pesquisa abrangente, que coletou documentos, fotos, plantas e depoimentos de ex-alunos, professores e familiares, revelando informações inéditas sobre a criação da Escola, a vida acadêmica, as sedes arquitetônicas da instituição e as circunstâncias de sua extinção.

O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo Lorena Baía, presidente do CRF-GO, e Edmar Viggiano, superintendente do Conselho. Também estiveram presentes Fernando Cupertino de Barros, do Conselho Editorial do Instituto Cultural Sicoob; Narcisa Abreu Cordeiro, coautora do livro; Jales Mendonça, promotor e diretor do Instituto Goiano Geográfico e Histórico; Luis Carlos Cunha, diretor da Faculdade de Farmácia da UFG, entre outros membros da comunidade acadêmica e cultural.

Durante a cerimônia, a presidente Lorena Baía do CRF-GO recebeu um quadro especial que retrata a fachada da antiga sede da Escola de Pharmacia e Odontologia de Goyaz, na cidade de Goyaz, feito com desenho em bico de pena pelo artista Di Magalhães.

Os autores do livro

Ubirajara Galli é ex-presidente da Academia Goiana de Letras, da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás, da Fundação Cultural de Pires do Rio e da Academia Piresina de Letras e Artes. Ele também integrou o Conselho de Cultura do Município de Goiânia e a Comissão de Aprovação de Projetos Culturais da Prefeitura de Goiânia/Secult. Autor de 51 livros, Galli contribuiu com poemas, contos e obras de historiografia.

Narcisa Abreu é descendente do Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, uma figura histórica importante no estudo científico da saúde em Goiás e na história da independência do Brasil. Ela é arquiteta, urbanista, historiadora, escultora e musicista. Entre suas obras destacam-se "Goiânia Evolução do Plano Urbanístico Original" e "Goiânia Embasamento do Plano Original 1990", que participaram do dossiê de Paulo Bertran para o reconhecimento de Goiânia como Patrimônio Art Déco.

Onde adquirir o livro?

O livro "Escola de Pharmacia e Odontologia de Goyaz – Primeira Instituição de Ensino Superior das Ciências da Saúde no Estado de Goiás" não será comercializado, pois os autores consideram-no um presente para a sociedade.

A partir do dia 01 de agosto, interessados podem retirar gratuitamente um exemplar na Sede da Academia Goiana de Letras, localizada na Casa Colemar Natal e Silva – Auditório Jaime Câmara, na Rua 20, esquina com Rua 15, número 175, Setor Central, em Goiânia.