A profissão farmacêutica comemora mais um avanço. O plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF), aprovou na última quinta-feira (24.10), a proposta de resolução que regulamenta o trabalho do farmacêutico no âmbito esportivo. A minuta foi avaliada no segundo dia da 548ª Reunião Plenária de outubro, realizada entre 23 e 25 de outubro em João Pessoa (PB), e representa a abertura de um importante campo de atuação para os profissionais.
O tema foi proposto pelo conselheiro federal de Farmácia por Pernambuco, José de Arimatéia. “A resolução atende a um segmento em expansão, uma vez que os atletas de alto rendimento têm uma necessidade crescente de melhorar o desempenho e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde. O regulamento assegura o espaço que os farmacêuticos já ocupam na prestação de serviços, como a orientação sobre o uso de medicamentos e a realização de exames clínicos”, destaca.
O presidente do CFF, Walter Jorge João, parabenizou a todos os envolvidos e reafirmou a importância dessa área para abrir novas oportunidades profissionais. “É crucial aprovarmos esta resolução em um momento em que muitos farmacêuticos já se especializam em saúde desportiva. O CFF, mais uma vez, cumpriu seu papel de ampliar o leque de opções que abrange quase 150 especialidades dentro de 10 grandes áreas de atuação”, afirmou.