O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) conta agora com um Sistema de Informação de Ética, que gerencia todo o processo ético e suas etapas e é capaz de armazenar e oferecer informações detalhadas dos processos em tempo real. Nomeado de Siética, o sistema foi desenvolvido pela presidente da Comissão de Ética do Conselho, Mirtes Bezerra, e oferecido como presente ao CRF-GO.
O sistema auxilia na rotina e no fluxo de trabalho e padroniza todos os documentos de um processo, desde a denúncia e abertura do processo, designação do relator, parecer, julgamento, resultado até a penalidade aplicada e seu cumprimento. Nele, também consta um cadastro de todos os farmacêuticos que têm processo ético e sua respectiva denúncia.
Além de facilitar e padronizar o trabalho, o Siética serve como uma fonte de dados valiosa, pois aponta quais são os tipos de infração mais comuns e aonde estão os principais problemas que acometem farmacêuticos. “O acesso a dados estatísticos pode nortear as ações do Conselho, identificando a necessidade de cursos e ações específicos para cada área”, comemora a presidente do CRF-GO, Lorena Baía.
O Siética criou modelos de documentos, como o de convocação, termo de depoimento, relatórios e pareceres, com a padronização de todos os processos operacionais. “O sistema possibilita a continuidade do serviço independente do colaborador que estiver atuando na área”, explica Mirtes Bezerra.
A presidente da Comissão de Ética atua como voluntária do CRF-GO desde 2004 e percebeu a necessidade de digitalizar os processos e sistematiza-los. Ela começou organizando os dados em planilhas de Excel, até desenvolver o sistema com um programador contratado por ela. “É uma maneira de deixar um legado, cumprir uma etapa, deixar a minha contribuição para os colegas farmacêuticos”, relata.
Mirtes explica que os processos físicos são mantidos apenas por uma exigência legal, mas que a comissão tem tudo digitalizado, o que facilita o acesso dos documentos a advogados, denunciados, conselheiros e relatores. “O sistema tornou o trabalho da Comissão de Ética mais seguro e transparente. É um verdadeiro presente ao Conselho e a todos os farmacêuticos de Goiás”, agradece a presidente, Lorena Baía.