Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Nova classificação reconhecida pela IDF pode mudar o futuro do tratamento do diabetes!

Durante o Congresso Mundial de Diabetes, realizado em abril de 2025, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) oficializou o Diabetes Tipo 5, uma forma da doença anteriormente conhecida como MRDM (Malnutrition-Related Diabetes Mellitus) — ou diabetes relacionado à desnutrição.

O que é o Diabetes Tipo 5?
Essa forma de diabetes afeta principalmente jovens e adultos magros e desnutridos, em regiões de baixa renda, como Índia, Etiópia, Bangladesh e Jamaica. Está associada à desnutrição crônica em fases críticas do desenvolvimento, como gestação e infância, afetando a formação e e o funcionamento  das células beta pancreáticas.

Características clínicas típicas:
-IMC < 19
- Ausência de autoimunidade
- Sem cetose ou cetoacidose (mesmo com pouca insulina!)
-Déficit de secreção de insulina moderado
- Sensibilidade à insulina preservada

 Diagnóstico ainda é um desafio!
-Muitas vezes, o Diabetes Tipo 5 é confundido com o Tipo 1, o que pode levar a um tratamento inadequado e superdosagem de insulina.


 Tratamento indicado inclui:
-Doses baixas de insulina
-Secretagogos de insulina, como as sulfonilureias

Estima-se que até 25 milhões de pessoas vivam com esse tipo de diabetes no mundo — muitas ainda sem diagnóstico correto. A oficialização pela IDF representa um avanço na construção de diretrizes específicas de diagnóstico e tratamento até 2027.


Farmacêutico, fique atento!
Reconhecer os diferentes tipos de diabetes é fundamental para garantir cuidado individualizado, evitar erros terapêuticos e ampliar o acesso à saúde em regiões vulneráveis.


Conteúdo elaborado por Daniel Jesus, diretor-secretário do CRF-GO.
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação