Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Atenção, farmacêuticos: receitas de canetas emagrecedoras estão sendo retidas

No inicio dessa semana, farmácias e drogarias de todo o país passam a reter as receitas médicas de medicamentos agonistas do GLP-1, conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras. A nova exigência inclui substâncias como semaglutida, liraglutida, dulaglutida, exenatida, tirzepatida e lixisenatida.

A decisão foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril e entrou em vigor após 60 dias da publicação no Diário Oficial da União. Segundo a agência, o objetivo é reforçar o controle sobre a prescrição e a dispensação desses medicamentos, cujo uso fora das indicações aprovadas tem gerado um número elevado de eventos adversos.

De acordo com a Anvisa, dados do sistema VigiMed, que recebe notificações de suspeitas de reações adversas, indicaram um número significativamente maior de problemas no Brasil relacionados ao uso inadequado desses medicamentos, em comparação com registros internacionais.

Com a nova regra, a prescrição deve ser emitida em duas vias e a receita ficará retida na farmácia no momento da venda — procedimento semelhante ao exigido para antibióticos. A validade da receita é de 90 dias, e as farmácias devem registrar a movimentação dos medicamentos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação